ELEFANTINHO COLORIDO
Faixa etária: | Acima de 4 anos |
Local: | Calçada, Quintal, Quadra de esportes, Condomínio |
Estimular: | Atenção, Agilidade, Memória, Coordenação motora, Conhecimento de cores |
Participantes | :3+ |
Como brincar
Um participante é escolhido para comandar, no caso de crianças mais novas o ideal é que seja um adulto. Ele fica à frente dos demais e diz: “Elefantinho colorido!”. Os outros respondem: “Que cor?”. O comandante então grita o nome de uma cor e os jogadores correm para tocar em algo que tenha aquela tonalidade.Quanto mais longe o acesso a cor, mais difícil o jogo fica. Para os mais velhos a brincadeira ficará mais divertida se o comandante perseguir os outros participantes e tentar capturá-los antes que eles cheguem à cor. O primeiro capturado vira o próximo comandante.
BARRA MANTEIGA
Faixa etária: | Acima de 6 anos |
Local: | Calçada, Praia, Quadra de esportes, Condomínio |
Estimular: | Agilidade, Atenção, Cooperação, Velocidade |
Participantes: | 8+ |
Material: | Giz para marcar a quadra |
Como brincar
Trace no chão duas linhas paralelas deixando uma distância de cerca de 8 metros entre elas. Divida os participantes em duas equipes. Os jogadores ficarão enfileirados, atrás de uma das linhas com a palma da mão virada para cima e o cotovelo dobrado na altura da cintura. Um representante de uma das equipes vai até o time adversário e passa de um em um, batendo levemente nas mãos estendidas, sendo que, a qualquer momento ele deve dar um toque mais definido em um dos adversários gritando: “Barra manteiga, na fuça da nega” e correr de volta em direção ao seu campo.Quem for tocado corre atrás do outro jogador, este se for pego antes de voltar ao seu time passa a integrar a equipe adversária. Para animar ainda mais, o jogo pode ser acompanhado pela cantiga do verso: ‘Barra manteiga, na fuça da nega’. Vence a equipe que terminar com maior número de jogadores.
LENGA LA LENGA
Faixa etária: | Acima de 9 anos |
Local: | Praça, Parque, Salão de Festas, Dentro de casa, Condomínio |
Estimular: | Coordenação motora, Conceitos de matemática, Concentração, Expressão corporal, Ritmo, Velocidade |
Participantes | ;2+ |
Como brincar
A dupla fica de mãos dadas, balançando os braços da esquerda para a direita enquanto canta a cantiga abaixo. Cada parte da letra exige uma ação coordenada:Lenga la lenga – Balançam as mãos dadas
Latuxa – Batem palmas
La duê – Jogam dedos de 0 a 5
Latuxa – Batem palmas
La em papa – quem colocou número maior, palmas para cima
La em mama – quem colocou número menor, palmas para baixo
La em gogo – em caso de empate, batendo a mão na boca
Latuxa – Batem palmas
La duê – Jogam dedos novamente
Quanto mais rápido a cantiga for entoada, mais agilidade exigirá dos participantes
CANTIGAS DE RODA
Faixa etária: | Acima de 3 anos |
Local: | Calçada, Praia, Quintal, Quadra de esportes, Condomínio, Praça |
Estimular: | Socialização, Lateralidade, Ritmo, Criatividade, Linguagem |
Participantes | :3+ |
Como brincar
De mãos dadas, o grupo gira
em sentido horário cantando músicas folclóricas de roda. Existem
inúmeras cantigas sendo que a maioria é coreografada, como a tradicional
“Ciranda, Cirandinha”, por exemplo:
Ciranda Cirandinha
Vamos todos cirandar
Vamos dar a meia volta (aqui o grupo dá meia-volta e gira no sentido oposto)
Volta e meia vamos dar (aqui o grupo dá outra meia-volta e gira no sentido inicial)
O anel que tu me destes
Era vidro e se quebrou
O amor que tu me tinhas
Era pouco e se acabou
Por isso dona/seu (fala-se o nome de uma das crianças participantes)
Entre dentro desta roda
Diga um verso bem bonito
Diga adeus e vá-se embora (aqui a criança escolhida vai para o meio da roda e recita um versinho) .
Dica: com crianças mais velhas, você pode aumentar o número e a dificuldade das coreografias, o que deixará a brincadeira mais divertida.
Ciranda Cirandinha
Vamos todos cirandar
Vamos dar a meia volta (aqui o grupo dá meia-volta e gira no sentido oposto)
Volta e meia vamos dar (aqui o grupo dá outra meia-volta e gira no sentido inicial)
O anel que tu me destes
Era vidro e se quebrou
O amor que tu me tinhas
Era pouco e se acabou
Por isso dona/seu (fala-se o nome de uma das crianças participantes)
Entre dentro desta roda
Diga um verso bem bonito
Diga adeus e vá-se embora (aqui a criança escolhida vai para o meio da roda e recita um versinho) .
Dica: com crianças mais velhas, você pode aumentar o número e a dificuldade das coreografias, o que deixará a brincadeira mais divertida.
Esta brincadeira também se chama...
Roda-roda, roda, brincadeira de roda, ciranda
Fonte: http://delas.ig.com.br/filhos/brincadeiras/#
Jogo da TRILHA DO MACACO
É uma corrida onde correm um representante de cada equipe. É desenhado no chão duas amarelinhas gigantescas. O objetivo é atravessar essa amarelinha (como na brincadeira, não podendo pisar na linha) e chegar até o fim. Se pisar na linha, volta ao início. Quem sair da amarelinha e cruzar a linha de chegada primeiro vence.
- See more at: http://www.jogosbrincadeiras.com.br/#sthash.20tcydIy.dpuf
É uma corrida onde correm um representante de cada equipe. É desenhado no chão duas amarelinhas gigantescas. O objetivo é atravessar essa amarelinha (como na brincadeira, não podendo pisar na linha) e chegar até o fim. Se pisar na linha, volta ao início. Quem sair da amarelinha e cruzar a linha de chegada primeiro vence.
- See more at: http://www.jogosbrincadeiras.com.br/#sthash.20tcydIy.dpuf
Jogo da TRILHA DO MACACO
É uma corrida onde correm um representante de cada equipe. É desenhado no chão duas amarelinhas gigantescas. O objetivo é atravessar essa amarelinha (como na brincadeira, não podendo pisar na linha) e chegar até o fim. Se pisar na linha, volta ao início. Quem sair da amarelinha e cruzar a linha de chegada primeiro vence.
- See more at: http://www.jogosbrincadeiras.com.br/#sthash.20tcydIy.dpuf
É uma corrida onde correm um representante de cada equipe. É desenhado no chão duas amarelinhas gigantescas. O objetivo é atravessar essa amarelinha (como na brincadeira, não podendo pisar na linha) e chegar até o fim. Se pisar na linha, volta ao início. Quem sair da amarelinha e cruzar a linha de chegada primeiro vence.
- See more at: http://www.jogosbrincadeiras.com.br/#sthash.20tcydIy.dpuf
Jogo da TRILHA DO MACACO
É uma corrida onde correm um representante de cada equipe. É desenhado no chão duas amarelinhas gigantescas. O objetivo é atravessar essa amarelinha (como na brincadeira, não podendo pisar na linha) e chegar até o fim. Se pisar na linha, volta ao início. Quem sair da amarelinha e cruzar a linha de chegada primeiro vence.
- See more at: http://www.jogosbrincadeiras.com.br/#sthash.20tcydIy.dpuf
É uma corrida onde correm um representante de cada equipe. É desenhado no chão duas amarelinhas gigantescas. O objetivo é atravessar essa amarelinha (como na brincadeira, não podendo pisar na linha) e chegar até o fim. Se pisar na linha, volta ao início. Quem sair da amarelinha e cruzar a linha de chegada primeiro vence.
- See more at: http://www.jogosbrincadeiras.com.br/#sthash.20tcydIy.dpuf
Nenhum comentário:
Postar um comentário