BRINCANDO COM AS LETRAS E AS PALAVRAS
Objetivo: Promover a
interação entre crianças de diferentes níveis de conceitos no que se refere à
leitura e à escrita.
Participantes: Grupo de três
crianças. Material: Envelope com letras do alfabeto, envelope com figuras
que correspondam às letras, envelopes com os nomes das figuras, papel
cenário quadriculado. Desenvolvimento: Cada criança receberá
um envelope com letras do alfabeto, figuras e palavras ( nomes das figuras). O
primeiro participante joga ( letra, figura ou nome). Os outros
participantes deverão jogar a ficha que corresponda ao que foi jogado
primeiro. Terminando o jogo, o grupo irá organizar as palavras, letras e
figuras no papel cenário.
Possibilidades: Leitura de imagens,
Atenção e concentração, Reconhecimento das letras, Exploração da quantidade de
letras e sílabas e Ordenação de palavras.
IDENTIFICAÇÃO DO
NOME EM EMBALAGENS
Objetivo: Estimular o reconhecimento das
diferentes letras do seu próprio nome
Material: Rótulos de diferentes embalagens, cola,
tesoura, e papel cenário.
Participantes: Todas as crianças.
Desenvolvimento: Pedir aos alunos que levem para a
escola rótulos e embalagens de produtos onde aparecem partes do seu nome.
Formar o seu nome utilizando as letras das embalagens. O fato de as letras
serem escritas de diferentes formas e de diferentes cores da um colorido
diferente aos nomes das crianças, criando uma imagem muito interessante.
Possibilidades: Organizar um mural com rótulos,
categorizando de acordo com a sua utilidade. Exemplo: gêneros alimentícios,
limpeza e Montar um supermercado com diferentes embalagens.
Objetivo: Estimular a identificação dos nomes e a formação de pares.
Material: Fichas com fotos e fichas dos alunos das fotos
Participantes: Todas as crianças.
Desenvolvimento: Montar o jogo com fotos e nomes. Nesse jogo, ganha o aluno que juntar mais fotos.
Possibilidades: Trabalhar as diferenças e semelhanças e Registrar os nomes dos colegas numa folha de papel ofício.
Objetivo: Estimular a percepção auditiva
atenção e observação.
Material: Uma faixa deve ser feita com papel
cenário com prega cartelas com desenhos das palavras que constam nas
fichas, com as letras do alfabeto.
Participantes: todas as crianças.
Desenvolvimento: Feitas de cartolina, as cartelas têm
objetos desenhados na margem esquerda cujos nomes têm as letras construídas. O
aluno deve procurar nos bolsos as fichas correspondentes aos desenhos e
usá-las como referência para escrever as palavras. Ganha quem completar a
cartela antes.
Você
pode jogar o bingo de várias maneiras, utilizando também apenas a cartela com
as letras e os alunos colocando na cartela a letra correspondente. São várias
formas de se divertir com seus alunos.
ANIMAIS CONSTRUÍDOS A PARTIR DE MATERIAIS RECICLÁVEIS
Hoje
em dia, a grande maioria das coisas que utilizamos vêm em embalagens
descartáveis, que em grande maioria são jogadas no lixo, porém muitas pessoas
usam a criatividade para transformar esses materiais em objetos que podem ser
usados novamente. Abaixo, brinquedos que são todos feitos a partir de materiais
recicláveis, divertidos e fáceis de fazer, é muito interessante, pois podem ser
construídos com diversos materiais reutilizados, como: caixa de leite, garrafa
pet, caixa de ovo, pratinho descartável, copinhos de iogurtes, barbantes, entre
outros.
Objetivo:
Além
de trabalhar com materiais descartável e construir juntamente com os alunos,
estaremos motivando o trabalho em equipe e também podemos trabalhar os
diferentes tipos de animais e os locais onde vivem, ou seja, a natureza.
JOGO DAS CORES
Materiais:
•Copinhos descartáveis (para confeccionar o urso);
•Cartolina de várias cores (para a trilha);
•Um dado de cores
Cada participante é representado por um ursinho, conforme o desenho abaixo. A cada rodada o dado é jogado, a criança na qual a casinha da frente for a
da cor sorteada coloca seu ursinho na casinha. Ganha quem chegar primeiro ao fim da trilha.
•Copinhos descartáveis (para confeccionar o urso);
•Cartolina de várias cores (para a trilha);
•Um dado de cores
Cada participante é representado por um ursinho, conforme o desenho abaixo. A cada rodada o dado é jogado, a criança na qual a casinha da frente for a
da cor sorteada coloca seu ursinho na casinha. Ganha quem chegar primeiro ao fim da trilha.
•Copinhos descartáveis (para confeccionar o urso);
•Cartolina de várias cores (para a trilha);
•Um dado de cores
Esse jogo tem por objetivo, trabalhar as cores de maneira com que cada aluno consiga conhece-las, trabalhar a coordenação motora e memória.
•Cartolina de várias cores (para a trilha);
•Um dado de cores
Cada participante é representado por um ursinho, conforme o desenho abaixo. A cada rodada o dado é jogado, a criança na qual a casinha da frente for a
da cor sorteada coloca seu ursinho na casinha. Ganha quem chegar primeiro ao fim da trilha.
•Copinhos descartáveis (para confeccionar o urso);
•Cartolina de várias cores (para a trilha);
•Um dado de cores
Cada participante é representado por um ursinho, conforme o desenho abaixo. A cada rodada o dado é jogado, a criança na qual a casinha da frente for a
da cor sorteada coloca seu ursinho na casinha. Ganha quem chegar primeiro ao fim da trilha.
•Copinhos descartáveis (para confeccionar o urso);
•Cartolina de várias cores (para a trilha);
•Um dado de cores
Esse jogo tem por objetivo, trabalhar as cores de maneira com que cada aluno consiga conhece-las, trabalhar a coordenação motora e memória.
O professor
pode encapar uma caixa de tênis fazendo um furo em forma de círculo, com dez
centímetros de diâmetro. Depois deverá organizar materiais como retalhos,
flocos de algodão, pedaços de lixa, tampinhas, caixinhas e outros objetos e ir
colocando-os por uma das extremidades, a fim de que a criança, com a mão do outro
lado, identifique o material e conheça as sensações dos diferentes objetos,
tendo como objetivo desenvolver na criança a
percepção tátil, visual e auditiva, utilizando materiais diversos.
JOGO DE BOLICHE
Desenvolvimento: coloque as garrafas como se fossem
os pinos do boliche (uma fileira com quatro garrafas, uma com três garrafas,
uma com duas garrafas e a última com apenas uma garrafa , bem na frente).
A uma distância de pelo menos cinco metros, role a bola no chão, em direção às
garrafas, para tentar derrubá-las. A pontuação do jogo é calculada de acordo
com os números correspondentes às garrafas que forem derrubadas.
Quem somar mais pontos em cinco rodadas, vence.
Este jogo pode ser desenvolvido com garrafas contendo as letras do alfabeto para trabalhar a alfabetização, os números, o trabalho em equipe e as cores.
A leitura de histórias
infantis ajudam no desenvolvimento do pensamento cultural e na personalidade
das crianças.
A literatura infantil é um
processo desafiador e motivador, que transforma uma pessoa
completamente, ajudando-a a ser mais responsável e crítica.
A contação de histórias
provoca na criança prazer, amor à beleza, imaginação, poder de observação,
amplia as experiências, gosto pelo artístico, a estabelecer ligação entre
fantasia e realidade.
O GALO CANTOR
Apenas um potinho de
danone, um pedaço de barbante, uma vela, canetinhas, papel colorido e você já
pode fazer um galo cantar de verdade! Vai ser a maior festança na sala, pode
apostar! Ideia da revista do Professor Sassá. E olha que ele canta mesmo,
uma beleza! Vamos aproveitar e cantar com ele?
♫ O tiro pegou no galo...
O galo
pulou pra trás,
As
galinhas estão dizendo
JOGO DA VELHA
Materiais:
Papelão; Tinta guache; Tampinhas de pet; Estilete; Pincel atômico e Retalhos de E.V.A.
Objetivos:
Desenvolver
a lateralidade, Estratégias,
raciocínio lógico,noções de: em cima, embaixo, diagonal, horizontal e vertical.
Como
jogar?
Cada
jogador coloca uma peça em uma casinha, cada um na sua vez. O
objetivo do jogo é tentar colocar 3 peças seguidas e impedir que o outro
jogador consiga por 3 peças seguidas. Ganha quem fizer uma fileira completa
primeiro.
INSTRUMENTOS MUSICAIS COM SUCATA
Saber aliar a prática
educativa e a música é fazer da escola um lugar alegre e receptivo. A música
além de ser facilitadora do processo ensino-aprendizagem é um bem cultural e
seu uso não deve ser privilégio de poucos. Pense nisso Professor!
Aprenda a fazer um som
legal com sucata.
Veja só alguns modelos de
como você pode reutilizar o lixo para criar
divertidos instrumentos musicais.
Materiais:
01 Rolo
de papel alumínio;
Tinta
guache;
01
tampinha de tampico;
01
tampinha de pet;
Barbante;
Retalhos
de e.v.a nas cores branco,laranja e preto;
Pincel de
retroprojetor.
Como fazer?
Corte o
rolinhos em 10 pedaços com 4cm cada;
Pinte-os
da cor que desejar;
Escolha
um dos pedaços para ser a cabeça do minhoco, e cole os olhos e nariz;
Depois,
fure a tampinha do tampico e passe o barbante e faça um nó;
No outro
lado do barbante faça o mesmo com a tampinha de pet;
Para
finalizar contorne fazendo tracinhos na borda das peças.
Objetivos:
Através dessa brincadeira você trabalha a:
Coordenação
motora fina;
Cores;
números;
Ordem
crescente e decrescente;
Animais;
Nenhum comentário:
Postar um comentário