Músicas

quarta-feira, 10 de julho de 2013

JOGOS, BRINQUEDOS E BRINCADEIRAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL

BRINCANDO COM AS LETRAS E AS PALAVRAS


Objetivo: Promover a interação entre crianças de diferentes níveis de conceitos no que se refere à leitura e à escrita. 
Participantes: Grupo de três crianças. Material: Envelope com letras do alfabeto, envelope com figuras que correspondam às letras, envelopes com os nomes das figuras, papel  cenário quadriculado. Desenvolvimento:  Cada criança receberá  um envelope com letras do alfabeto, figuras e palavras ( nomes das figuras). O primeiro participante joga  ( letra, figura ou nome). Os outros participantes deverão jogar a ficha  que corresponda ao que foi jogado primeiro. Terminando o jogo, o grupo irá organizar as palavras, letras e figuras no papel cenário.
Possibilidades: Leitura de imagens, Atenção e concentração, Reconhecimento das letras, Exploração da quantidade de letras e sílabas e Ordenação de palavras.

IDENTIFICAÇÃO DO NOME EM EMBALAGENS


Objetivo: Estimular o reconhecimento das diferentes letras do seu próprio nome

Material:  Rótulos de diferentes embalagens, cola, tesoura, e papel cenário.

Participantes:  Todas as crianças.

Desenvolvimento: Pedir aos alunos que levem para a escola rótulos e embalagens de produtos onde aparecem partes do seu nome. Formar o seu nome utilizando as letras das embalagens. O fato de as letras serem escritas de diferentes formas e de diferentes cores da um colorido diferente aos nomes das crianças, criando uma imagem muito interessante.

Possibilidades: Organizar um mural com rótulos, categorizando de acordo com a sua utilidade. Exemplo: gêneros alimentícios, limpeza e Montar um supermercado com diferentes embalagens.


JOGO DA MEMÓRIA COM FOTOS DAS  CRIANÇAS




Objetivo: Estimular a identificação dos nomes e a formação de pares.
Material: Fichas com fotos e fichas dos alunos  das fotos
Participantes: Todas as crianças.
 Desenvolvimento: Montar o jogo com fotos e nomes. Nesse jogo, ganha o aluno que juntar mais fotos.
Possibilidades: Trabalhar as diferenças e semelhanças e Registrar os nomes dos colegas numa folha de papel ofício. 

BINGO DE LETRINHAS


Objetivo: Estimular  a percepção auditiva atenção e observação.

Material:  Uma faixa deve ser feita com papel cenário com prega cartelas com desenhos das palavras  que constam nas fichas, com as letras do alfabeto.

Participantes: todas as crianças.

Desenvolvimento: Feitas de cartolina, as cartelas têm objetos desenhados na margem esquerda cujos nomes têm as letras construídas. O aluno deve procurar nos bolsos as fichas correspondentes  aos desenhos e usá-las como referência para escrever as palavras. Ganha quem completar a cartela antes.

Você pode jogar o bingo de várias maneiras, utilizando também apenas a cartela com as letras e os alunos colocando na cartela a letra correspondente. São várias formas de se divertir com seus alunos. 



ANIMAIS CONSTRUÍDOS A PARTIR DE MATERIAIS RECICLÁVEIS










Hoje em dia, a grande maioria das coisas que utilizamos vêm em embalagens descartáveis, que em grande maioria são jogadas no lixo, porém muitas pessoas usam a criatividade para transformar esses materiais em objetos que podem ser usados novamente. Abaixo, brinquedos que são todos feitos a partir de materiais recicláveis, divertidos e fáceis de fazer, é muito interessante, pois podem ser construídos com diversos materiais reutilizados, como: caixa de leite, garrafa pet, caixa de ovo, pratinho descartável, copinhos de iogurtes, barbantes, entre outros. 

Objetivo:

Além de trabalhar com materiais descartável e construir juntamente com os alunos, estaremos motivando o trabalho em equipe e também podemos trabalhar os diferentes tipos de animais e os locais onde vivem, ou seja, a natureza.



JOGO DAS CORES

  



 
Materiais:
•Copinhos descartáveis (para confeccionar o urso);
•Cartolina de várias cores (para a trilha);
•Um dado de cores
Cada participante é representado por um ursinho, conforme o desenho abaixo. A cada rodada o dado é jogado, a criança na qual a casinha da frente for a
da cor sorteada coloca seu ursinho na casinha. Ganha quem chegar primeiro ao fim da trilha.
•Copinhos descartáveis (para confeccionar o urso);
•Cartolina de várias cores (para a trilha);
•Um dado de cores

Cada participante é representado por um ursinho, conforme o desenho abaixo. A cada rodada o dado é jogado, a criança na qual a casinha da frente for a
da cor sorteada coloca seu ursinho na casinha. Ganha quem chegar primeiro ao fim da trilha.
•Copinhos descartáveis (para confeccionar o urso);
•Cartolina de várias cores (para a trilha);
•Um dado de cores

Esse jogo tem por objetivo, trabalhar as cores de maneira com que cada aluno consiga conhece-las, trabalhar a coordenação motora e memória.



CAIXA DE SENSAÇÕES 

O professor pode encapar uma caixa de tênis fazendo um furo em forma de círculo, com dez centímetros de diâmetro. Depois deverá organizar materiais como retalhos, flocos de algodão, pedaços de lixa, tampinhas, caixinhas e outros objetos e ir colocando-os por uma das extremidades, a fim de que a criança, com a mão do outro lado, identifique o material e conheça as sensações dos diferentes objetos, tendo como objetivo desenvolver na criança a percepção tátil, visual e auditiva, utilizando materiais diversos. 


JOGO DE BOLICHE

Desenvolvimento: coloque as garrafas como se fossem os pinos do boliche (uma fileira com quatro garrafas, uma com três garrafas, uma com duas garrafas e a última com apenas uma garrafa , bem na frente).

A uma distância de pelo menos cinco metros, role a bola no chão, em direção às garrafas, para tentar derrubá-las. A pontuação do jogo é calculada de acordo com os números correspondentes às garrafas que forem derrubadas.
Quem somar mais pontos em cinco rodadas, vence.

Este jogo pode ser desenvolvido com garrafas contendo as letras do alfabeto para trabalhar a alfabetização, os números, o trabalho em equipe e as cores. 


FANTOCHES DE CAIXAS DE LEITE



A leitura de histórias infantis ajudam no desenvolvimento do pensamento cultural e na personalidade das crianças. 

A literatura infantil é um processo desafiador e motivador, que transforma uma  pessoa completamente, ajudando-a a ser mais responsável e crítica. 



A contação de histórias provoca na criança prazer, amor à beleza, imaginação, poder de observação, amplia as experiências, gosto pelo artístico, a estabelecer ligação entre fantasia e realidade.

 O GALO CANTOR

Apenas um potinho de danone, um pedaço de barbante, uma vela, canetinhas, papel colorido e você já pode fazer um galo cantar de verdade! Vai ser a maior festança na sala, pode apostar! Ideia da revista do Professor Sassá. E olha que ele canta mesmo, uma beleza! Vamos aproveitar e cantar com ele?



 ♫ O tiro pegou no galo...
O galo pulou pra trás,
As galinhas estão dizendo
que o galo não canta mais! Co co ri có!!!  ♫










   
JOGO DA VELHA 


Materiais:

Papelão; Tinta guache; Tampinhas de pet; Estilete; Pincel atômico e Retalhos de E.V.A.





Objetivos:

Desenvolver a lateralidade, Estratégias, raciocínio lógico,noções de: em cima, embaixo, diagonal, horizontal e vertical.

Como jogar?

Cada jogador coloca uma peça em uma casinha, cada um na sua vez. O objetivo do jogo é tentar colocar 3 peças seguidas e impedir que o outro jogador consiga por 3 peças seguidas. Ganha quem fizer uma fileira completa primeiro.

INSTRUMENTOS MUSICAIS COM SUCATA

Saber aliar a prática educativa e a música é fazer da escola um lugar alegre e receptivo. A música além de ser facilitadora do processo ensino-aprendizagem é um bem cultural e seu uso não deve ser privilégio de poucos. Pense nisso Professor!

Aprenda  a fazer um som legal com sucata.
Veja só alguns modelos de como você pode reutilizar o lixo para criar divertidos instrumentos musicais.










MINHOCONTANDO





Materiais:

01 Rolo de papel alumínio;
Tinta guache;
01 tampinha de tampico;
01 tampinha de pet;
Barbante;
Retalhos de e.v.a nas cores branco,laranja e preto;
Pincel de retroprojetor.

Como fazer?

Corte o rolinhos em 10 pedaços com 4cm cada;
Pinte-os da cor que desejar;
Escolha um dos pedaços para ser a cabeça do minhoco, e cole os olhos e nariz;
Depois, fure a tampinha do tampico e passe o barbante e faça um nó;
No outro lado do barbante faça o mesmo com a tampinha de pet;
Para finalizar contorne fazendo tracinhos na borda das peças.

Objetivos: Através dessa brincadeira você trabalha a:

Coordenação motora fina;
Cores;
números;
Ordem crescente e decrescente;
Animais;

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